ANTAQ ameaça livre mercado no Porto de Santos, denuncia FPPA
Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos reage às restrições da ANTAQ no Tecon Santos 10 e alerta para risco à livre concorrência, custos mais altos e atraso num porto já pressionado.

A FPPA soou o alarme sobre as regras que barram a entrada de armadores já instalados no Porto de Santos no leilão do Tecon 10. O movimento, visto por parlamentares, especialistas e entidades como ameaça à livre concorrência, mira diretamente grupos como Maersk e MSC. Presidida por Paulo Alexandre Barbosa, a frente cobra um processo transparente, ágil e sem barreiras artificiais, lembrando que a falta de novos terminais encarece o serviço e chega ao bolso do consumidor.
Com Santos respondendo por cerca de 40% dos contêineres do país, sem expansão há mais de uma década e com espera média acima de 36 horas, o gargalo se agrava. O IBI classifica a medida como ataque à competição e o Cecafé aponta perdas superiores a R$ 51 milhões, além do risco de judicialização. Caso a decisão seja mantida por MPor e TCU, gigantes como Maersk, MSC, DP World e Santos Brasil podem ficar fora da disputa, o que reduziria ainda mais a competição.